Ajudando Familias e Amigos a Honrar Aqueles que Amam
Ajudando um amigo em luto

Ajudando um amigo em luto

Uma pessoa próxima a você esta sofrendo a perda de um ente querido. Você quer ajudar, mas não sabe como fazê-lo. Este artigo irá ajudar no entendimento do que é o luto e como podemos ajudar a confortar aqueles que passam por este momento.

A morte para os que ficam convida a um despertar da alma, para viver com mais consciência a vida de agora” (Fragmentos sobre a morte – Dora Incontri).

O artigo a seguir foi desenvolvido pela Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco e publicado no Instituto Quatro Estações de Psicologia.

Quando alguém que amamos morre, não é somente a perda do outro que leva ao sofrimento psicológico e fisiológico, mas também a perda de nossa própria identidade, a qual foi construída com a participação do ente que partiu. Reconstruir uma nova identidade leva tempo, à medida que a perda do amado é incorporada a esta nova personalidade, pós-luto. Assim, uma parte da sua identidade inclui espaço para uma relação contínua com o morto. Trata-se de fazer a transição entre amar as pessoas que estão presentes para amá-las em sua ausência.

Desta maneira, viver o luto significa:

  • Aceitar a realidade da perda
  • Enfrentar as emoções do pesar
  • Adaptar-se à vida sem a pessoa
  • Encontrar maneiras adequadas para lembrar o falecido
  • Reconstruir a fé e os sistemas filosóficos abalados pela perda
  • Reconstruir a identidade e a vida

Tendo em mente estes princípios da vivência do luto, ajude seu amigo enlutado a praticar tais ações de forma mais consistente e oriente-o a refletir e conversar sobre o momento em que se está passando e não apenas tentar apagar os pensamentos relacionados a perda.

Inserir comentário

Seu endereco de e-mail nao sera publicado. Campos obrigatorios estao marcados *